Dr. Tarcísio Linhares - Otorrinolaringologia Clínica e Cirúrgica

Imagem Otorrinopediatria

Otorrinopediatria

É uma área médica onde o médico é especializado em otorrinolaringologia (médico otorrinolaringologista) e cuida de crianças. Ou seja, é uma área médica que trata do nariz, ouvido e garganta das crianças.

O médico que é Otorrinopediatra pode também cuidar de adultos?

Lógico que sim! Antes de focar seus conhecimentos nas doenças das crianças, ele é um otorrinolaringologista, com conhecimento em todas as áreas da otorrinolaringologia, independente da idade.

Quais as doenças mais freqüentes na Otorrinopediatria?

Muitas doenças são mais freqüentes na infância, como as otites, as adenoidites, o aumento das adenóides, a rinite alérgica, e até mesmo a gripe e o resfriado.

Algumas curiosidades:

1. as crianças que têm a defesa do seu organismo (sistema imunológico) em perfeito estado, podem ter de 6-10 episódios de gripe ou resfriado no decorrer de um ano. Os adultos que também se apresentam em bom estado imunológico, podem apresentar de 3-5 episódios em um ano.
2. as adenóides (ou tonsilas faríngeas) localizam-se atrás do nariz e acima da garganta, e geralmente recebem estimulo para aumentarem de tamanho por volta dos 2 anos de idade, e só deixam de receber este estímulo, por volta dos 7 anos de idade; quando então, tendem a reduzir de tamanho. Assim, é infrequente encontrar adenóide aumentada em adultos; assim como é raro adulto ter "adenoidite".
3. a rinite alérgica pode acometer cerca de 30% das crianças. Geralmente promove sintomas como nariz tampado, coceira do nariz e/ou olhos, espirros e coriza. Para seu controle, é importante evitar o que pode iniciar a inflamação no nariz que tem como conseqüência os sintomas citados. Assim, é importante retirar do quarto da criança tudo o que possa acumular pó; como bichos de pelúcia, tapetes, carpetes, cortinas de pano. Troque o cobertor pelo edredon. Animais domésticos como cães e gatos podem liberar ácaros de seus pêlos e, portanto, o ideal é que fiquem fora de casa. Limpe o quarto com pano úmido e tenha atenção para que não haja nenhuma parede com umidade favorecendo a proliferação de fungos.

Porque na área da Otorrinopediatria os resfriados e as gripes são mais freqüentes do que nos adultos?

Alguns motivos podem justificar essa maior incidência de gripes e resfriados na otorrinopediatria:
Um dos principais motivos, é que o sistema imunológico (de defesa) da criança ainda é imaturo e ainda está em desenvolvimento. Dessa forma, é freqüente encontrar nas crianças uma "imunodeficiência transitória"; ou seja, uma fragilidade do sistema de defesa facilitando as infecções virais de repetição. Assim que as crianças se tornam maiores, no entanto, o sistema imunológico amadurece, e a infecções são reduzidas.

Outro motivo que não podemos descartar, é que as crianças tendem a viver agrupadas, sem cuidados gerais de transmissão de doenças entre elas. É comum os pais relatarem que desde que seu filho entrou na escola apresenta infecções de ouvido, nariz ou garganta com maior freqüência. Uma criança fica resfriada na escola e é natural que passe para todas as outras que estão mais próximas e que não tem o costume de lavar as mãos ou proteger os colegas durante uma tosse ou um espirro.

O que é Adenoidite?

Quando a adenóide fica inflamada e com infecção, podemos dizer que a criança está com "adenoidite". Criança com "adenoidite" pode apresentar sintomas semelhantes a um quadro de sinusite, podendo apresentar tosse, nariz encatarrado, congestão nasal, congestão facial e até febre. Geralmente os pais relatam que seu filho está sempre "encatarrado" e/ou com uma tosse crônica.

Hoje sabemos, que a adenóide, mesmo pequena, pode funcionar como um reservatório crônico de bactérias. Estudos mostram que essas bactérias se unem e formam uma cápsula protetora ao seu redor, de forma a ficarem mais protegidas contra antibióticos e outros tratamentos. Se os antibióticos não fazem efeito, a inflamação e a infecção na adenoide perpetuam, e a criança fica com sintomas crônicos, como se tivesse sinusite crônica. Nestes casos, o tratamento mais efetivo é a remoção da adenóide da criança, através de cirurgia (adenoidectomia). Trata-se de uma cirurgia que não causa dor, a criança recebe alta no mesmo dia podendo comer e brincar normalmente. Um dos maiores receios dos pais é em relação à anestesia. No entanto, hoje a anestesia é muito segura, e a Equipe anestésica sempre passa no quarto do Hospital para dar tranqüilidade aos pais e criar afinidade com a criança, antes da cirurgia. Somente após receber um xarope que induz o sono na criança, a mesma é encaminhada ao centro cirúrgico, de forma a não lembrar desse momento que pode gerar ansiedade e desconforto. No mesmo dia a criança recebe alta, podendo se recuperar em sua própria casa. Um ponto é certo: o tratamento cirúrgico da adenoidite é uma das cirurgias em que mais rápido a melhora da criança é observada dentro da otorrinopediatria. A criança fica feliz porque consegue dormir e respirar melhor; os pais ficam felizes porque observam a melhora da qualidade de vida de seu filho e é lógico que o otorrinopediatra fica feliz em ter contribuído com a saúde da criança.

< voltar
DR. TARCÍSIO LINHARES - OTORRINOLARINGOLOGISTA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
American Academy of Otolaryngology Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia
Topo Site
WSete Design